Reprodução
A prefeitura de Rosário do Sul decidiu manter a programação do Carnaval de Rua 2018, mesmo após o pedido da Brigada Militar para cancelar o evento. Com isso, a festa segue nesta segunda-feira, com desfile da Corte de Carnaval e das escolas de samba da cidade. Na terça, último dia de folia, tem festa dos blocos para encerrar as festividades.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Rosário, neste ano a organização fez as mesmas coisas do que em edições anteriores: solicitou aumento de efetivo da Brigada Militar e tem trabalhado com monitoramento de câmeras de segurança na festa. Neste ano, conforme a assessoria, houve aumento no número de câmeras. Como o município tem uma comissão organizadora, servidores municipais ficam encarregados de monitorar as imagens das câmeras.
Segunda é a última noite de festa em Jaguari
Ainda conforme a assessoria do Executivo, o episódio de briga que resultou em pelo menos três pessoas feridas, na madrugada de domingo, foi um fato isolado e que, em todo o carnaval do ano passado e nas primeiras noites de festa deste ano, não havia outro registro de ocorrência na cidade.
MINUTO DIÁRIO: confira os destaques desta segunda
13 POLICIAIS MILITARES
O comandante do 3º Esquadrão da Brigada Militar, Capitão Magno Siqueira, solicitou em ofício à prefeita de Rosário do Sul, Zilase Rossignollo Cunha (PTB), o cancelamento do Carnaval de Rua do município. Os motivos seriam o baixo efetivo da BM, falta de reforços e de segurança privada, bem como irregularidades de veículos durante a festa. O caso da briga que resultou em pelo menos quatro pessoas esfaqueadas na madrugada desse domingo também motivou o pedido. Ainda segundo o ofício, a cidade conta com 13 policiais militares para dar conta da segurança na cidade. De acordo com o documento da BM, cerca de 10 mil pessoas passam pela festa a cada noite. A prefeitura estima 7 mil foliões em cada dia de festa.
A briga, registrada no domingo, foi capturada pelas imagens das câmeras de segurança. Veja o vídeo, do canal da Gazeta de Rosário no Youtube.